FNIS 2012 – Noite de gala no automobilismo virtual nacional

No dia 18 de novembro de 2012 aconteceu o maior evento do automobilismo virtual brasileiro de 2012, a primeira disputa virtual interligas reunindo os melhores pilotos de cinco ligas brasileiras. O evento foi a primeira parte de um desafio ainda maior, a final mundial interligas de stockcar – SIWF.

Com o apoio da Cockpit Extreme a final nacional interligas de stockcar utilizou o simulador GameStockcar da Reiza Studios e trouxe aos telespectadores os maiores pilotos do automobilismo brasileiro representando as seguintes ligas: RaceLan, F1BC, Liga VPG, Dinos do AV e rF1Brasil. Confira no detalhe cada um dos pilotos aqui.

Como todo grande evento, foi necessário alguns ajustes técnicos pouco antes do início para fornecer a melhor qualidade aos pilotos. Uma delas foi a decisão dos diretores de alterar o servidor para um localizado no Brasil. Todos os envolvidos se mantiveram unidos em pró desse grande evento, que de fato, foi um sucesso. Segundo as palavras do piloto e idealizador do evento Alexandre Sene “Foi nesse momento que tive a certeza que o evento era formado por pilotos de alta qualidade dentro e fora das pistas pois todos mantiveram a calma e a motivação para essa grande disputa”.

TUDO PRONTO PARA O INÍCIO

O evento foi realizado em 2 baterias sendo 10 minutos de Qualificação, 5min de Warmup e 40 minutos de Corrida e visão travada no cockpit. Uma das características do evento foi que os pilotos foram obrigados a correrem com a visão do cockpit. Embora esse item gera polemica no mundo do automobilismo virtual, aqui no evento foi vista com muito bom olhos por todos os participantes, até mesmo para os que costumavam correr dessa forma, que é o caso do piloto Artur Vieira.

A primeira bateria foi no veloz circuito de Tarumã, pista ja bem conhecida pelos pilotos. Já a segunda bateria foi realizada na pista de Cascavel – recém lançada pela Reiza. A pista de Cascavel foi extremamente elogiada pela qualidade gráfica e também pelo seu traçado desafiador que proporcionou grandes disputas para os pilotos.

BATERIA #1: TARUMÃ

Com a transmissão ao vivo realizada pela liga F1BC e com grande audiência, Daniel Mageste chegou “chegando” e fez a pole position em Tarumã, seguido de muito perto por Renato Dornelles, Alexandre Sene, Bruno do Carmo, Henrique Mandziuc, Guilherme Cavalli, Artur Vieira, Gabriel Betchtold, Neto Nascimento e Rodrigo Novaes fecharam o top10. Clique aqui para ver aqui classificação completa.

A corrida iniciou com o domínio dos pilotos Renato Dornelles e Bruno do Carmo onde logo na segunda curva assumiram a primeira e segunda posições respectivamente e se mantiveram na ponta, porem seguido de perto por Daniel Mageste, Alexandre Sene, Artur Vieira e Henrique Mandziuc.
A briga pela liderança foi intensa durante toda a prova e quando tudo parecia definido a favor de Bruno do Carmo, mas o mesmo acabou errando uma curva na volta 31 e perdeu a liderança para Dornelles e Mageste, que nesse momento ja formavam o primeiro pelotão. Enquanto isso o segundo pelotão formado por Artur Vieira, Henrique Mandziuc e Alexandre Sene a briga lado a lado pela quarta posição era intensa, os tres trocaram posições por diversas vezes, sempre com disputas em alto nivel e assim permaneceu até 3 voltas do fim quando Sene perdeu o controle na saida da curva do laço e destruiu seu carro na barreira de proteção. No pelotão do meio tambem teve grandes disputas entre Neto Nascimento, Gabriel Bechtold, Igor Perez, Rodrigo Novaes e Andre Cozza que assim fecharam o Top10 da corrida. Confira o resultado completo clicando aqui.

Ja no primeiro evento notava-se a grandiosidade e o alto nivel dos pilotos, as brigas por posições eram frequentes e sempre com muito respeito de parte a parte. Parte desse equilibrio se deve ao fato de que o piloto precisava administrar bem o desgaste e a temperatura dos pneus, além também do uso do PushtoPass. Para quem não sabe, PushtoPass é um recurso que cada piloto pode utilizar durante a corrida, cada vez que o piloto aciona esse recurso, o motor recebe mais 80 cavalos de potencia e com isso consegue ganhar mais velocidade, os pilotos usam esse recurso principalmente para ultrapassar um outro piloto, porem o recurso é limitado a 8 acionamentos e so pode ser reacionado 80 após a ultima utilização.

BATERIA #2: CASCAVEL

A segunda bateria foi no fantastico autodromo de Cascavel, recem lançado pela Reiza Studios e que caiu no gosto dos pilotos, o autódromo também se mostrou um excelente palco para grandes eventos. A classificação foi logo dominada pelo piloto Bruno do Carmo que em sua terceira volta fez o tempo de 1:02:814, em seguida veio Renato Dornelles, Artur Vieira, Henrique Mandziuc, Daniel Mageste, Gabriel Bethtold, Guilherme Cavalli, Rodrigo Novaes, Alexandre Sene e fechando o top10, Neto Nascimento. Confira a classificação completa aqui.

A bandeira verde foi agitada e os carros foram ganhando velocidade e se aproximando da curva do bacião, a curva mais desafiadora da pista onde a chance de escapar é muito grande, ainda mais em uma largada com todos os carros lado a lado. Bruno do Carmo conseguiu se manter na ponta mas muito ameçado por Renato Dornelles e Artur Vieira, um pouco atras os pilotos Gabriel Bethtold e Henrique Mandzuic disputavam a 4 posição. O piloto Guilherme Cavalli acabou escapando no bacião e perdeu algumas posição, o mesmo aconteceu com Daniel Mageste e também o piloto Igor Perez, no entanto Perez não teve a mesma sorte e durante sua escapada perdeu o controle do carro derrapando de volta para o meio da pista sendo atingido por Leonardo Sampaio, na batida os dois pilotos tiveram seus carros destruidos. Sene largou em nono e fez uma boa prova recuperação, chegou a andar em terceiro mas após uma escapada de pista voltou para sexta colocação e assim se juntou ao grupo com Daniel Mageste, Artur Vieira e Neto Nascimento. Gabriel Bechtold fez uma excelente corrida e sempre esteve brigando pela terceira posição mas nas voltas finais acabou sendo superado por Mageste e Sene. Mandziuc por sua vez também disputava a terceira posição mas perdeu um pouco do rendimento apos uma escapada e se manteve na setima posição até o final. Nas tres ultimas voltas a briga esquentou pela terceira posição, Sene chegou a assumir a terceira posição mas foi ultrapassado por Mageste na ultima volta e assim perdeu seu lugar ao pódio finalizando em quarto, seguido de Gabriel Bethtold, Artur Vieira, Henrique Mandziuc, Neto Nascimento, Andre Cozza, e Adriano Max fechando assim o top 10 desse segundo evento. Confira o resultado completo aqui.

PILOTOS CLASSIFICADOS

Calculando a pontuação para conhecer os 7 pilotos classificados para a final mundial, notamos o quanto foi difícil a disputa, Bruno do Carmo e Renato Dornelles alcançaram a mesma pontuação mas o titulo ficou com Bruno em razão de sua pole position na segunda etapa. Na terceira posição aparece Daniel Mageste, seguido de Arthur Vieira, Henrique Mandzuic, Gabriel Bethtold e Neto Nascimento. Clique aqui e confira a classificação completa.

Assim termina a classificação nacional e a certeza de que a próxima edição será ainda melhor.

Agora vamos torcer para nossos representantes na final mundial que vai acontecer no próximo dia 01 de dezembro, a partir das 16:45h, o evento será transmitido pela liga www.f1bc.com.

Deixe um comentário